terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Três Antigas Operações

Ainda no outro blog eu havia feito três operações de mercado meio malucas, que vale a pena recuperar. Para o ano que vem eu prometo mais loucuras.

Primeiro, eu havia comprado Real contra Dólar Australiano. Usando o próprio blog eu fechei essa operação ainda no começo de outubro, com um lucro de 5% no período de 1 mês.

Segundo, eu vendi Euro com relação a Coroa Dinamarquesa, no dia 21 de setembro. A lógica dessa operação é usar a Coroa como um Marco Alemão latente. Se a Alemanha abandonar o Euro, a Dinamarca provavelmente irá fixar a Coroa ao novo Marco, que valerá bem mais que o Euro. Por enquanto a Coroa Dinamarquesa está atrelada ao Euro. Desde que a propus, essa posição não deu lucro nem preju, já que nada aconteceu. Como não há custo algum, vou continuar com ela.

Terceiro, eu comprei títulos gregos com vencimento em março de 2012, por um valor de 53,3 centavos, em 15 de setembro. O gráfico abaixo (linha negra) reporta o seu preço, atualmente 48,3 centavos. A forma de pensar nesse valor é lembrar que o papel valerá 100 centavos em março caso a Grécia não dê calote. Estou apanhando, mas vou continuar a segurar para ver no que dá.


7 comentários:

  1. Gosto muito desse trade EURDKK, a assimetria é gigante e não custa quase nada.

    Quanto ao bônus grego... é torcer para a Grécia se aguentar dentro do euro até lá. Impossível prever o timing, mas logo o carry / roll devem começar a andar a seu favor. In bailout we trust.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Como a Grécia ainda tem deficit primário, acho difícil default tão cedo. Só se a Troika puxar a tomada...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Creio que o teste de quanto alguém de fato confia em sua estratégia é o quanto investe.Eu aqui aposto no dólar!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe pelo off-topic, professor.

    O Sr. conhece o livro The ABCs of RBCs? Se sim, o que Sr. acha dele?

    Muito obrigado.

    Att.

    W

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro de ter gostado desse livro, mas acho que ele não inclui a literatura mais nova (preços rígidos, estilo novo-keynesiano)

    ResponderExcluir
  7. O problema do seu trade grego é que o calendário até março é bem ocupado. Oportunidade para a caldeira virar não vai faltar.

    ResponderExcluir