quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pare de olhar o TED Spread

Até há pouco tempo atrás eu acreditava que a crise do Euro se intensificaria com corridas bancárias. Parecia lógico que depositantes em bancos gregos (ou italianos) preferissem sacar o dinheiro de suas contas e depositá-las num banco alemão. Após grandes corridas bancárias o Banco Central Europeu (ECB) se veria num dilema, entre salvar mais um banco ou deixa-lo quebrar. Algo semelhante a Bear Stearns e Lehman. (No fim, meu chute seria que o ECB iria optar por monetizar tudo, mas isso não importa).
Mas mudei de ideia. As recentes medidas e a própria atitude do ECB me fizeram rever minha posição. Agora acho que corridas bancárias estão descartadas. O ECB usará da zona cinza entre solvência e iliquidez de um banco para salvar a todos que necessitarem, num tipo de “regulatory forbearance”. Explico melhor. Acho que qualquer banco com problema será considerado inocente, como se tivesse um mero problema de liquidez. Pelo que entendi, o ECB topará trocar qualquer colateral porcaria (não só títulos soberanos podres, mas também empréstimos questionáveis) por Euros, através de operações de “Repos”.
A crise, entendo eu, somente se intensificará quando as solvências dos soberanos (diga-se, Itália) forem colocadas em cheque, numa eventual dificuldade de rolagem da dívida. Num evento de calote de soberano, as operações de Repo são automaticamente desfeitas, e os bancos ficam instantaneamente quebrados. Mas daí o caldo já terá entornado.
Se estiver certo que não teremos corridas bancárias, que a janela do ECB está escancarada, deveria ser possível ver isso nos preços. Em particular, gostaria de entender porque o TED Spread e LOIS Spread, que medem o risco no mercado interbancário, não estão diminuindo, como eu esperava. Talvez seja porque o volume dessas operações caiu, com os bancos buscando fundos diretamente no ECB ao invés de em outros bancos. Não sei, se você souber me conte.

2 comentários:

  1. Professor, acho que você esta certo. Hoje os mercados se movem conforme os leiloes dos tesouros europeus. Todo mundo acompanha com lupa o cronograma de vencimentos de cada pais na zona do euro. A cada queda queda relação demanda e oferta em cada leilão temos um grande stress. A questão dos bancos passou a ser secundaria. Um trading interessante eh comprar titulos soberanos europeus com prazo entre 3 e 5 anos e se financiar junto BCE na operação longa de 3 anos que ele farah na próxima semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Madeira. Estava tentando escrever um post relacionado ao que vc menciona. Uma coisa que não entendo é porque os juros italianos não cedem agora como antecipação do leilão do BCE na semana que vem.

    ResponderExcluir