terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comprando Breakeven


O Antoninho de Botucatu voltou a me perturbar. Gostaria de dizer que estava com saudades.

Na parte de cima da figura o yield da NTNB com vencimento em maio/2013, e o yield da curva Pré para final de abril/2013 (ODJ3). Esses são os juros reais e nominais daqui até a data. Na parte de baixo a diferença entre as duas taxas, útil para comparar com o passado. Na verdade, o certo é fazer juros compostos (dividir uma pela outra), o que dá um breakeven (inflação implícita) de uns 5,6%.

Minha operação é comprar a NTNB e tomar o Pré. Com isso, estou apostando que a inflação será maior do que a precificada.

Antoninho, eu até acho que vai haver momento melhor para entrar, mas você me irritou o suficiente, e não consegui resistir. Por sinal, seu comentário de que o upside da operação é só de 0,5% - já que eu acho que a inflação será 6% - só seria relevante se eu não pudesse alavancar. Como eu sou grande como o Verde, dá para alavancar várias vezes sem custo algum. Com isso, estou multiplicando upside (e também o downside) da minha aposta.


3 comentários:

  1. Taí um bom trader pro LTCM. Wait..


    Tha Anchor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog. No meu ponto de vista esse trade só tem chance no curto prazo. Em breve curva futura vai deslocar para cima e parte pré sobe junto. abs

    ResponderExcluir
  3. Doutrinador: um amigo me disse o mesmo, e me forçou a ler "when genius failed"
    Kiko: obrigado pelo ponto, se entendi vc acha que o mercado vai acreditar que o BCB irá puxar os juros fortemente, é isso?
    Ambos: Por favor me leiam no novo endereço, www.aconscienciadetresliberais.blogspot.com

    ResponderExcluir