segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Hiato no CHORINHO


Por que você subestimou a inflação de 2011? Foi a surpresa no álcool? Acho que não, foi nos serviços. O salario subiu muito mais do que você pensava, impactando os bens não comercializáveis. Um caso clássico de excesso de demanda, hiato do produto excessivamente positivo.

Eu acho que você vai errar de novo em 2012, porque está calculando o hiato errado.

Calcular hiato não é mole não. O hiato deve conter somente choques de demanda. Choques de oferta fazem o PIB e a inflação se moverem em direções opostas (correlação negativa), e não fazem parte do hiato (e sim do PIB potencial). Assim, para calcular corretamente o hiato, você precisa extrair somente um choque dos dados, algo equivalente a um problema de identificação.

Na figura eu coloquei duas medidas de hiato. Ambas são consistentes com o mesmo cenário para o PIB de 2012, mas elas usam metodologias diferentes. Uma é o custo marginal, obtido através do Chorinho. Outra é o clássico filtro HP. O resultado é que o hiato e menor do que você pensa, e a inflação vai aparecer antes do que você espera.

Como eu sei que o CHORINHO está extraindo o hiato correto?  Não sei, mas pelo menos ele esta fazendo as perguntas certas. A metodologia é convoluta, verdade, assim como identificação econométrica. Mas não tem outro jeito.

 "Ah, mas eu uso função de produção". Não resolve nada, muito pelo contrário. E para piorar, você esta usando utilização de capacidade instalada em vez de utilização do capital, fazendo dupla contagem no insumo trabalho, e calibrando tudo errado.

A única solução é você se matricular no meu curso, quintas feiras de manhã na FEA, a partir de março. Dai todos os seus problemas estarão resolvidos. E de troco você também vai aprender outras coisas importantes, tais como o sentido da vida.


3 comentários:

  1. "E de troco você também vai aprender outras coisas importantes, tais como o sentido da vida." Chave de ouro 18K.

    ResponderExcluir
  2. Professor, poderia explicar melhor como, via chorinho, você calculou o custo marginal? ps.: se puder, gostaria de saber os dados usados (isso é meio problemático no Brasil).
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Daniel, vou tentar fazer isso, e alguma hora também a história do bndes

    ResponderExcluir